Saiba o que é Benchmarking

O Benchmarking é um processo de comparação de serviços e produtos para a busca das melhores práticas. É um trabalho contínuo e que exige acompanhamento detalhado, sendo analisados desempenho e outras práticas organizacionais.

Saiba o que é Benchmarking

Ele é utilizado pelas empresas para melhoria da gestão e, também, para avaliação dos resultados e rumos dos processos administrativos. Além de contribuir para a melhoria nos fluxos da empresa, o Benchmarking em muito tem ajudado no combate à concorrência, uma vez que elas são avaliadas nas pesquisas. Desta forma, torna-se possível o desenvolvimento de novas idéias, oportunidades, métodos a serem implantados e a possível correção de pontos negativos.

Para que uma empresa possa crescer e tenha o merecido destaque no mercado, é fundamental que ela tenha um planejamento de gestão eficaz, o que inclui o monitoramento de seus resultados e acompanhamento das atividades da concorrência. Daí a importância do Benchmarking, que vem detalhar esse desempenho através do estudo de números e indicadores, o que facilita a definição dos planos e metas para que se consiga atingir o objetivo.

O Benchmarking se divide em quatro tipos:

  • O competitivo, que tem como principal objetivo a avaliação das práticas, ações e principais atividades que são realizadas pela concorrência, é o menos usual, por ser um pouco mais difícil o acesso aos dados;
  • O interno, que é o meio mais utilizado, consiste na avaliação de outros recursos, setores e departamentos da empresa, visando detectar melhores práticas que poderão ser implantadas emtodas as partes da empresa, correção de problemas e aproveitamento de ações positivas já existentes;
  • O genérico, que analisa a forma como os processos estão sendo realizados dentro da empresa;
  • Funcional, que avalia diretamente uma função específica ou atividade de uma empresa como, por exemplo, estocagem, a logística, a embalagem e outros.

O processo para implantação da ferramenta geralmente seguem cinco passos: planejamento, coleta de dados, a análise das informações, a fase de adaptação e a implementação. É interessante destacar que todo o processo deve ser acompanhado de perto para que, assim, possa ter o resultado esperado.

Saiba o que é Benchmarking
4 (80%) 1 voto

Publicações relacionadas

Ebook GRATUITO: O Manual Definitivo do Empreendedor Digital