Formas Simples (e reais) de Aumentar sua Renda

Acontece de pensarmos em aumentar nossa renda. Seja porque já não está tão fácil fechar as contas do mês ou simplesmente por estarmos com tempo livre. E com atividades simples e que não exigem grande conhecimento técnico podemos fabricar produtos em casa e realizar o sonho de ter o próprio negócio.

Como Aumentar sua Renda

Se leva jeito para cozinhar e curte fazer pratos variados, pode tentar trabalhar com chocolates ou doces, fazendo bombons, trufas e ovos de páscoa; ou então como confeiteiro fazendo cup cakes.
Só recomendamos trabalhar com massas e salgados congelados se possuir uma clientela garantida ou então se tiver com tempo e capital para investir.

Quem gosta de trabalhos artisticos pode trabalhar com pinturas, confecção de bonecas ou velas decorativas. Nestes casos é preciso algum espaço para criar seu estúdio ou atelier, mas não é nada demais.

Estas são algumas opções de negócios simples, mas mesmo que nenhuma delas se encaixa no seu perfil vamos mostrar alguns passos que podem ser úteis para todos aqueles que têm o desejo de se tornarem empreendedores e montar seu próprio negócio em casa.

Calcule seu tempo disponível

Anote quais os dias e horários que pode dedicar a outra atividade, por semana. Não se esqueça de descontar o tempo que precisa para descansar e relaxar, pois a vida não é só trabalho!

Com o total de horas anotadas, defina qual será o principal turno de trabalho. Com isto poderá calcular como armazenar, fabricar e até distribuir seus produtos sem problemas.

Fique atendo às oportunidades

Já sabe com o que deseja trabalhar e qual o tempo que poderá dedicar. Mas se fez uma lista e pensou em mais de uma opção, pode estar em dúvida se está realmente escolhendo a melhor oportunidade. Para descobrir, pode fazer uma lista de prós e contras para cada atividade.

Por exemplo, se para alguma atividade possui algum fornecedor que lhe vende sua matéria principal de trabalho com ótimas condições, coloque isto como um pró.

Deseja vender um produto que é extremamente sazonal e que não conseguirá vender em determinadas épocas do ano. Se não tiver como compensar com outras atividades, marque como uma advertência.

Agora vamos supor que perto de seu emprego exista demanda por algum produto e que nenhum comerciante percebeu isso. Se você sente que esta pode ser uma boa oportunidade, vale a pena pesquisar mais na região e tentar descobrir se é viável. Se for, marque como um pró.

Faça o que você realmente gosta

Um dos segredos para um empreendimento dar certo é você fazer aquilo que gosta. Nem sempre será sua primeira opção, mas para ter sucesso é importante que tenha algum tipo de afinidade com o que está trabalhando.

Se não gostou de nenhuma das opções pode fazer uma lista de outras atividades que gostaria de trabalhar, de acordo com seu perfil pessoal ou profissional. O importante é colocar em colunas como na imagem abaixo:

Planejamento financeiro

Descobriu que realmente está interessado e animado com a oportunidade de aumentar sua renda, mas está inseguro em relação a parte financeira. Uma opção é fazer um curso rápido sobre isto também, apenas para ter uma ideia inicial de como planejar suas finanças.

Se ao final de sua análise descobriu que o seu tempo não é o suficiente para a parte administrativa, uma boa opção é convidar alguém para ser seu sócio. Inclusive, dividir responsabilidades pode ser interessante, pois assim pode focar integralmente apenas naquilo que realmente domina.

Conclusão

Como pode perceber ter um empreendimento simples e que serve para complementar sua renda não é algo tão complicado. Basta um pouco de estudo e dedicação. E como o investimento nestes casos é baixo, vale pelo menos a tentativa, pois investir em conhecimento é sempre um bom negócio!

Formas Simples (e reais) de Aumentar sua Renda
4.9 (97.14%) 7 votos

Publicações relacionadas

Ebook GRATUITO: O Manual Definitivo do Empreendedor Digital