Conheça os Formatos de Ebooks

Desde a popularização e crescimento das vendas de tablets e leitores de ebooks, chamados de eReaders, que os usuários começaram a se deparar com algo importante – o formato dos livros digitais, que vão bem além do tradicional PDF. E além disso nem sempre um leitor é compatível com todos os tipos de extensão (alguns só aceitam arquivos com extensões próprias do fabricante do aparelho).

Entre os diversos formatos dos arquivos de texto temos algumas extensões que são mais populares como .doc, .htm, .html, .xhtml, .pdb, .pdf, .txt, entre outros. Mas é preciso deixar claro que nem todos são realmente voltados para o formato de ebooks. Vamos mostrar os principais.

Tipos e Formatos de Ebooks

ePub [.epub]

É o principal por ter sido criado especialmente para a distribuição de ebooks. Para muitos este é o formato oficial de livros digitais, principalmente por ser livre e de código aberto.

Na versão ePub3 se tornou mais flexível e dinâmico, aproveitando das características do HTML5 para produzir interação no conteúdo.

Portable Document Format [.pdf]

Todo mundo já baixou um PDF em algum site e este é provavelmente o formato mais comum. Pois sites que precisam distribuir manuais e outros documentos o utilizam como padrão. Isto acontece pela facilidade na hora de produzir; comodidade na hora de distribuir; e conforto na hora de encontrar um leitor.

Comic Book Archive [.cbr] – Utilizado para revistas em quadrinhos.

eReader Palm Digital Media [.pdb] – Muito utilizado em aplicações para Palm.

Hypertext Markup Language [.htm, .html] – Popular por ser o padrão dos navegadores.

iBook [.ibooks] – Criado pela Apple.

KF8 [.azw, .kf8] – Padrão do leitor Kindle, da Amazon.

Mobipocket [.mobi] – É um dos padrões mais completos em funções, além de ser bastante suportado por dispositivos.

Como dito no início existem vários formatos mas os que estão acima são com certeza os mais populares. Se quiser saber mais sobre as questões técnicas de cada ou se deseja saber qual a lista completa basta fazer uma busca na internet que encontrará.

Os arquivos ACSM [.acsm]

Muitos sites e produtores de ebooks profissionais disponibilizam seus arquivos neste formato fornecido pela Adobe para proteção de direitos autorais – DRM (Digital Right Management).
E para abrir, como ePub ou PDF, é preciso utilizar o Adobe Digital Editions (ADE).

No momento de baixar o programa crie uma ID da Abode. Isto irá permitir o compartilhamento de um arquivo para outros dispositivos. Faça isso se deseja ler seu ebook ou documento em mais de um eReader.
Dentro de sua biblioteca o Adobe Digital Editions conta com um guia de introdução. Leia caso queira entender mais sobre o programa, suas estantes virtuais e outros detalhes.

Agora que sabe mais sobre os formatos confira nossa lista de livros digitais.

Conheça os Formatos de Ebooks
4.7 (93.33%) 3 votos

Ebook GRATUITO: O Manual Definitivo do Empreendedor Digital