Como Montar um Plano de Negócios

Você já pensou em abrir o seu próprio negócio? Se a resposta foi positiva, certamente você já deve ter ouvido falar em empreendimento e estratégias. Para as duas possibilidades faz-se necessária a elaboração do chamado Plano de Negócios, uma ferramenta de gestão que auxilia na montagem das estratégias de uma unidade empresarial. Nesse documento são inseridos todos os passos discutidos no planejamento da empresa, que pode começar ou não pela fase inicial da mesma.

Como Montar um Plano de Negócios

Geralmente utilizado por quem começa um novo empreendimento, o plano de negócios também pode ser indicado para empresas já em andamento, muitas vezes ajudando no planejamento de novas unidades empresariais. Assim sendo, o empreendedor terá melhores condições de avaliar os resultados, podendo fazer inserções e modificações necessárias para a evolução e crescimento da empresa, o que certamente trará benefícios.

Um empreendedor que sabe exatamente aonde quer chegar e conhece bem os objetivos de sua empresa entende que é preciso planejar. Diante disso inicia-se, então, a criação do já citado documento.

A montagem do plano de negócios segue basicamente cinco itens principais:

  1. A idéia ou conceito do negócio, onde todas as idéias serão analisadas;
  2. As possibilidades existentes e que poderão garantir melhor retorno;
  3. O Plano de negócios em si, onde será realizado o desenvolvimento do mesmo e onde o empreendedor poderá avaliar o conteúdo e podendo, inclusive, rever a idéia e oportunidades;
  4. Quantificar e obter recursos, onde o empreendedor irá avaliar com clareza os recursos necessários (Quantidade de funcionários, estrutura, capital e outros) para implantação do negócio e a forma como vai obtê-los;
  5. Gerenciamento do negócio, onde o empreendedor, de posse dos recursos, passará a realizar a gestão da empresa.

É preciso avaliar, ainda, outros itens como, por exemplo, lucro, receita, crescimento, número de clientes, possibilidade de mercado e outros. Também será importante definir as atividades/tarefas que serão atribuídas a cada um, o número de pessoas responsáveis pelo acompanhamento, os prazos que serão determinados e quais serão os resultados esperados.

Como Montar um Plano de Negócios
3.5 (70%) 2 votos

Publicações relacionadas

Ebook GRATUITO: O Manual Definitivo do Empreendedor Digital